Meu CadastroMeus Pedidos

Bomba Dagua Completa 16v 2.0 2.2 2.4 Com 25 Dentes 88903800 Astra /vectra /zafir

Cód:
88903800

no boleto bancário (5% de desconto)

Descrição do Produto

Aplicação do produto:
Chevrolet Astra de 1999 a 2002
Chevrolet Vectra de 1997 a 2012
Chevrolet Zafira de 2001 a 2004
MarcaAcdelco
Codigos de referencia25001157,88903800
Garantia3 meses
Peso490 g
Dimensões (LxAxP)25x25x20


Bomba D'agua Acdelco para Motores 16V




  • 2.0 16V


  • 2.2 16V


  • 2.4 16V


  • Quantidade de Dentes: 25



 



  A função principal da Bomba d’Água é fazer o líquido de arrefecimento (ou refrigerante) circular pelo motor. Nesta circulação, o líquido de arrefecimento absorve o calor do bloco e do cabeçote do motor e, em seguida, é resfriado no radiador, onde há perda de calor. O correto funcionamento da Bomba D’Água é imprescindível para garantir que o motor funcione dentro dos regimes de temperatura especificados, evitando superaquecimento do bloco e danos às partes móveis.



   Normalmente o acionamento da Bomba D’Água se dá através de uma polia externa acoplada a uma correia.

Uma falha na Bomba D’Água poderá causar danos graves ao motor, que vão desde seu superaquecimento e até o não funcionamento do ar quente. Para prevenir, verifique suas condições e a substitua quando houver a indicação do consultor técnico. É também um item importante a se avaliar ao adquirir um carro usado.



   Com o tempo de uso, principalmente se o líquido de arrefecimento não for trocado periodicamente, a bomba d’água pode apresentar vazamentos, prejudicando o arrefecimento e a pressão do líquido no sistema de arrefecimento. Os prejuízos, neste caso, podem ser bem altos, podendo danificar muito o motor do seu veículo.



   Todos os motores de automóveis geram calor, que precisa ser eliminado para evitar o superaquecimento. A bomba D’Água é um dos componentes do sistema de arrefecimento que contribue para manutenção da temperatura estável.



   A bomba D’Água gira na mesma rotação do motor e é a responsável por impulsionar e direcionar o líquido de arrefecimento (água + aditivo) nas diversas galerias do motor, inicialmente num pequeno circuito, ou seja, o líquido percorre parte do motor até atingir temperatura ideal de funcionamento, quando próximo da zona crítica de temperatura, então a válvula termostática abre para que o líquido possa percorrer um circuito maior, envolvendo o radiador, para que este possa auxiliar no arrefecimento (resfriamento), voltando então o liquido arrefecido ao motor para que possa dar sequência ao ciclo.



   Os componentes de uma bomba d’água são: cubo, rolamento, carcaça, selo mecânico e rotor.




  • Cubo/flange: prensado no eixo do rolamento, onde será parafusada a polia (“V”, multi “V”, lisa) a qual faz a transmissão de movimento através, normalmente, de correia, pois é acoplada ao motor. Em alguns casos a polia já vem acoplada a bomba d’água.




  • Rolamento: responsável por transmitir o movimento do cubo/flange para o rotor, permitindo assim a circulação do líquido. Temos o modelo esfera/esfera e o de esfera/rolete.




  • Carcaça: é o suporte dos componentes da bomba d’água, principalmente do rolamento e selo mecânico, os quais estão diretamente acoplados. Também é através dela que fixamos a bomba d’água no bloco do motor. Normalmente de alumínio ou ferro fundido.


  • Selo mecânico: é responsável pela vedação da bomba d’água. Utilizamos um moderno sistema de vedação, que consiste no atrito entre o grafite e a cerâmica aumentando a vida útil da bomba.



Detalhes do Produto

Departamento

Aplicação do Produto
Chevrolet Astra de 1999 a 2002

Chevrolet Vectra de 1997 a 2012

Chevrolet Zafira de 2001 a 2004

Aproveite e compre junto

Quem viu viu também

Opinião dos consumidores