Meu CadastroMeus Pedidos

Bomba Dágua Com Vedador 1.0 1.4 1.6 8V/16V 24584730 24584730

Cód:
24584730

no boleto bancário (5% de desconto)

Descrição do Produto


Bomba Dágua Com Vedador



Motores 1.0 1.4 1.6  8V/16V



 



  A função principal da Bomba

D’Água é fazer o líquido de arrefecimento (ou refrigerante) circular pelo motor. Nesta circulação, o líquido de arrefecimento absorve o calor do bloco e do cabeçote do motor e, em seguida, é resfriado no radiador, onde há perda de calor. O correto funcionamento da Bomba D’Água é imprescindível para garantir que o motor funcione dentro dos regimes de temperatura especificados, evitando superaquecimento do bloco e danos às partes móveis.



   Normalmente o acionamento da Bomba D’Água se dá através de uma polia externa acoplada a uma correia.

Uma falha na Bomba D’Água poderá causar danos graves ao motor, que vão desde seu superaquecimento e até o não funcionamento do ar quente. Para prevenir, verifique suas condições e a substitua quando houver a indicação do consultor técnico. É também um item importante a se avaliar ao adquirir um carro usado.



   Com o tempo de uso, principalmente se o líquido de arrefecimento não for trocado periodicamente, a bomba d’água pode apresentar vazamentos, prejudicando o arrefecimento e a pressão do líquido no sistema de arrefecimento. Os prejuízos, neste caso, podem ser bem altos, podendo danificar muito o motor do seu veículo.



   Todos os motores de automóveis geram calor, que precisa ser eliminado para evitar o superaquecimento. A bomba D’Água é um dos componentes do sistema de arrefecimento que contribue para manutenção da temperatura estável.



   A bomba D’Água gira na mesma rotação do motor e é a responsável por impulsionar e direcionar o líquido de arrefecimento (água + aditivo) nas diversas galerias do motor, inicialmente num pequeno circuito, ou seja, o líquido percorre parte do motor até atingir temperatura ideal de funcionamento, quando próximo da zona crítica de temperatura, então a válvula termostática abre para que o líquido possa percorrer um circuito maior, envolvendo o radiador, para que este possa auxiliar no arrefecimento (resfriamento), voltando então o liquido arrefecido ao motor para que possa dar sequência ao ciclo.



   Os componentes de uma bomba d’água são: cubo, rolamento, carcaça, selo mecânico e rotor.




  • Cubo/flange: prensado no eixo do rolamento, onde será parafusada a polia (“V”, multi “V”, lisa) a qual faz a transmissão de movimento através, normalmente, de correia, pois é acoplada ao motor. Em alguns casos a polia já vem acoplada a bomba d’água.




  • Rolamento: responsável por transmitir o movimento do cubo/flange para o rotor, permitindo assim a circulação do líquido. Temos o modelo esfera/esfera e o de esfera/rolete.




  • Carcaça: é o suporte dos componentes da bomba d’água, principalmente do rolamento e selo mecânico, os quais estão diretamente acoplados. Também é através dela que fixamos a bomba d’água no bloco do motor. Normalmente de alumínio ou ferro fundido.


  • Selo mecânico: é responsável pela vedação da bomba d’água. Utilizamos um moderno sistema de vedação, que consiste no atrito entre o grafite e a cerâmica aumentando a vida útil da bomba.



Detalhes do Produto

Departamento

Aplicação do Produto
Chevrolet Agile de 2009 em diante
Chevrolet Celta de 2001 em diante
Chevrolet Cobalt de 2012 em diante
Chevrolet Corsa Classic de 1994 em diante
Chevrolet Corsa Novo de 2002 a 2012
Chevrolet Corsa Pickup de 1997 a 2003
Chevrolet Corsa Wagon de 1997 a 2003
Chevrolet Meriva de 2002 a 2012
Chevrolet Montana de 2004 em diante
Chevrolet Onix de 2013 em diante
Chevrolet Prisma de 2008 em diante
Chevrolet Spin de 2013 a 2003
Chevrolet Tigra de 1998 a 2000

Aproveite e compre junto

Quem viu viu também

Opinião dos consumidores