Arrefecimento e LubrificantesBomba D'água AutomotivaBomba Dagua 8V 1.8 2.0 2.2 2.4 Com Polia 25 Dentes Ipanema 1989 a 1998

Bomba Dagua 8V 1.8 2.0 2.2 2.4 Com Polia 25 Dentes Ipanema 1989 a 1998

Referência: 24579453
Este produto não está disponível no momento
Quero que me avisem quando estiver disponível
Aplicação do produto:
Chevrolet Astra de 2001 a 2011
Chevrolet Vectra de 1997 a 2012
Chevrolet Zafira de 2001 a 2012
Chevrolet Omega de 1993 a 1998
Chevrolet kadett de 1989 a 1998
Chevrolet Monza de 1982 a 1996
Chevrolet Ipanema de 1989 a 1998
Chevrolet Suprema de 1993 a 1998
Chevrolet S10 de 1995 a 2011
Chevrolet Blazer de 1996 a 2011
MarcaOriginal Chevrolet
Codigos de referencia24579453
Garantia3 meses
Peso450 g
Dimensões (LxAxP)15x15x10

Bomba Dagua do Motor

  • Motor: 8V
  • Potència: 1.8 / 2.0 / 2.2 / 2.4
  • Tipo Polia: 25 Dentes

   A função principal da Bomba
D?Água é fazer o líquido de arrefecimento (ou refrigerante) circular pelo motor. Nesta circulação, o líquido de arrefecimento absorve o calor do bloco e do cabeçote do motor e, em seguida, é resfriado no radiador, onde há perda de calor. O correto funcionamento da Bomba D?Água é imprescindível para garantir que o motor funcione dentro dos regimes de temperatura especificados, evitando superaquecimento do bloco e danos às partes móveis.

   Normalmente o acionamento da Bomba D?Água se dá através de uma polia externa acoplada a uma correia.
Uma falha na Bomba D?Água poderá causar danos graves ao motor, que vão desde seu superaquecimento e até o não funcionamento do ar quente. Para prevenir, verifique suas condições e a substitua quando houver a indicação do consultor técnico. É também um item importante a se avaliar ao adquirir um carro usado.

   Com o tempo de uso, principalmente se o líquido de arrefecimento não for trocado periodicamente, a bomba d?água pode apresentar vazamentos, prejudicando o arrefecimento e a pressão do líquido no sistema de arrefecimento. Os prejuízos, neste caso, podem ser bem altos, podendo danificar muito o motor do seu veículo.

   Todos os motores de automóveis geram calor, que precisa ser eliminado para evitar o superaquecimento. A bomba D?Água é um dos componentes do sistema de arrefecimento que contribue para manutenção da temperatura estável.

   A bomba D?Água gira na mesma rotação do motor e é a responsável por impulsionar e direcionar o líquido de arrefecimento (água + aditivo) nas diversas galerias do motor, inicialmente num pequeno circuito, ou seja, o líquido percorre parte do motor até atingir temperatura ideal de funcionamento, quando próximo da zona crítica de temperatura, então a válvula termostática abre para que o líquido possa percorrer um circuito maior, envolvendo o radiador, para que este possa auxiliar no arrefecimento (resfriamento), voltando então o liquido arrefecido ao motor para que possa dar sequência ao ciclo.

   Os componentes de uma bomba d?água são: cubo, rolamento, carcaça, selo mecânico e rotor.

  • Cubo/flange: prensado no eixo do rolamento, onde será parafusada a polia (?V?, multi ?V?, lisa) a qual faz a transmissão de movimento através, normalmente, de correia, pois é acoplada ao motor. Em alguns casos a polia já vem acoplada a bomba d?água.
  • Rolamento: responsável por transmitir o movimento do cubo/flange para o rotor, permitindo assim a circulação do líquido. Temos o modelo esfera/esfera e o de esfera/rolete.
  • Carcaça: é o suporte dos componentes da bomba d?água, principalmente do rolamento e selo mecânico, os quais estão diretamente acoplados. Também é através dela que fixamos a bomba d?água no bloco do motor. Normalmente de alumínio ou ferro fundido.
  • Selo mecânico: é responsável pela vedação da bomba d?água. Utilizamos um moderno sistema de vedação, que consiste no atrito entre o grafite e a cerâmica aumentando a vida útil da bomba.

Cadastre-se e receba nosso Cupom de desconto