Óleo de Motor Flex/Gasolina/GNV/Etanol
Viscosidade: 15W40 API SL Base: Semissintético 1 Litro
LUBRIFICANTES
Por que o motor precisa de óleo lubrificante?
Em função do atrito entre peças do motor quando o veículo está em funcionamento. O lubrificante minimiza esse atrito, aumentando a vida útil do motor.
Imagine, por exemplo, o pistão se movimentando dentro do cilindro. Quando um motor gira a 3.000 rotações por minuto, isso significa que a cada segundo o pistão sobe e desce 50 vezes.
Se não houver um lubrificante entre o pistão, os anéis e a parede do cilindro, peças se fundem e o motor deixa de funcionar. Além disso, o lubrificante também refrigera e limpar o motor.
Como identificar o óleo mais adequado para o veículo do meu cliente?
Especificações de óleo podem ser encontradas no manual do veículo. Atualmente, os óleos mais utilizados obedecem às classificações SF (mais antiga), SL, SM e SN (a mais nova e tecnologicamente avançada).
Utilizar um óleo de classificação inferior à recomendada (por exemplo, SJ, em vez de SL) pode causar problemas, já que os óleos de classificação mais antiga não são adequados às solicitações de temperaturas, cargas e desempenho dos motores eletrônicos de última geração.
Qual a quilometragem indicada para a troca?
Os intervalos entre trocas devem ser reduzidos quando o veículo roda constantemente em condições severas (estradas de terra e congestionamentos, por exemplo). Se o veículo roda pouco, recomenda-se trocar o óleo a cada seis meses.
A cada troca, recomenda-se também substituir o filtro de óleo e examinar o filtro de ar.
O que acontece quando o óleo ultrapassa a quilometragem recomendada para a troca?
Durante o processo de lubrificação, o óleo é submetido a altas temperaturas e a contaminações inerentes ao uso. Esses dois fatores levam o óleo a perder suas propriedades originais e, consequentemente, a capacidade de uma perfeita lubrificação.
Isso desgasta peças do motor, que terão sua vida útil reduzida. Caso ocorra a formação de borra do óleo, poderá até haver o travamento por entupimento e falta de lubrificação.
Qual o nível ideal do óleo?
O nível do óleo ideal fica entre marcas de mínimo e máximo da vareta. Se estiver baixo e ainda não momento de trocar, basta completar com mais óleo.
Instrua seu cliente a checar o óleo diariamente da seguinte forma: o carro deve rodar um pouco antes da checagem, deve ser estacionado em local plano e, cinco minutos após o motor ter sido desligado, o óleo pode ser checado normalmente.
Por que repor o óleo?
É normal o motor consumir uma pequena quantidade de óleo durante o seu funcionamento. Mas atenção: a necessidade constante de reposição pode indicar que há vazamentos ou desgaste excessivo de componentes do motor.
Pode-se somente repor o óleo, sem trocá-lo?
Não, porque, nesse caso, a lubrificação será sempre feita com óleo contaminado pelas impurezas resultantes do funcionamento do motor, o que acelera o desgaste das peças e a saturação do filtro de óleo.
Há problemas em misturar óleos de marcas diferentes?
Deve-se evitar, pois cada óleo possui uma formulação distinta.
Fazer mistura de óleos é uma medida indicada somente para situações de emergência. Caso seja necessário, procure utilizar óleos da mesma classificação de desempenho (API SJ, SL, SM e SN, ACEA A1, A2 e A3, VW 501.01, VW 502.00, VW 505.00, etc).
O que são óleos minerais e óleos sintéticos?
O óleo mineral é obtido por meio da destilação e refino de petróleo cru por uma refinaria.
O óleo sintético é obtido quimicamente por indústrias petroquímicas e, por sua formulação, proporciona um desempenho e lubrificação mais completos e eficientes que o mineral.
Um óleo de classificação mais elevada pode ser usado por mais tempo?
Normalmente não. Usar um óleo de classificação superior à recomendada é benéfico à lubrificação, mas normalmente não elimina necessidades de respeitar os prazos de troca.
Estes são determinados pelos fabricantes dos veículos e não pelo tipo de óleo utilizado e recomendado.
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